Quais são os benefícios das finanças descentralizadas?
A incerteza representada pelo ano de 2020 fez com que os investidores explorassem além das opções de investimento tradicionais. O espaço de blockchain e criptomoeda parece ser bastante atraente para os investidores. Além disso, o A indústria de criptomoedas parece ter se recuperado muito mais rápido do que os mercados de investimento tradicionais.
Finanças descentralizadas ou DeFi é o único setor que teve um boom durante todo o ano. Embora os casos de uso de blockchain tenham sido explorados no domínio bancário e financeiro, com o DeFi, eles se tornaram ainda mais relevantes. Finanças descentralizadas prometem transformar o sistema bancário e financeiro.
Neste artigo, vamos discutir como DeFi difere de finanças centralizadas e quais são os benefícios de um ecossistema financeiro descentralizado.
Finanças Centralizadas vs Descentralizadas
Uma rede de finanças descentralizada permite que qualquer pessoa acesse suas ferramentas, independentemente de sua cidadania, localização e assim por diante. As finanças centralizadas, por outro lado, permitem que apenas indivíduos verificados e confiáveis participem. Não apenas as identidades dos participantes são conhecidas, mas as respectivas transações também podem ser facilmente auditadas.
Da mesma forma, na questão do controle de acesso centralizado versus descentralizado, DeFi e finanças centralizadas diferem no que diz respeito às suas funcionalidades básicas. Um sistema financeiro descentralizado permite um acesso mais amplo a produtos ou serviços financeiros sem quaisquer organizações intermediárias. Promove a inclusão financeira e permite que os sem-banco tenham acesso a serviços como empréstimos. Além disso, com o DeFi, o usuário permanece no controle de seus ativos financeiros, em vez de uma instituição centralizada como os bancos.
O financiamento descentralizado incorpora dApps e contratos inteligentes com base na tecnologia blockchain. DeFi elimina limitações de localização geográfica e tempo de sistemas centralizados, pois o ecossistema financeiro pode ser acessado por meio de dApps de smartphones.
Noções básicas sobre finanças descentralizadas
Como o nome sugere, finanças descentralizadas ou DeFi, é o oposto dos sistemas financeiros centralizados tradicionais. Compreende aplicativos financeiros que operam via blockchain descentralizada, principalmente blockchain da Ethereum. O conceito de finanças descentralizadas elimina a necessidade de um intermediário que é quase predominante em plataformas com foco em finanças.
As criptomoedas são um excelente exemplo de como um sistema econômico descentralizado pode ser eficaz. A aplicação local de criptomoeda sugere a possibilidade de produtos e serviços financeiros sem uma autoridade de controle centralizado. Os casos de uso de DeFi que cobrem empréstimos, empréstimos, seguros, gestão de ativos, etc. são um exemplo perfeito das capacidades de um ecossistema descentralizado.
Benefícios das finanças descentralizadas
O sistema financeiro centralizado tradicional vem com uma variedade de barreiras. Esses sistemas também são restritos por localizações geográficas e regulamentos locais. Estas são apenas algumas das desvantagens das finanças centralizadas que foram superadas com sucesso pelas finanças descentralizadas, levando a sua popularidade crescente nos últimos tempos. Sendo altamente inovador, o DeFi também vem com benefícios importantes, conforme listado abaixo:
-
Acessibilidade
As finanças descentralizadas estão no topo da configuração do blockchain. Em outras palavras, o blockchain atua como a “camada de infraestrutura” para o DeFi funcionar. Os dApps nos sistemas financeiros descentralizados oferecem os mesmos serviços, mas sem a complexidade do sistema financeiro centralizado.
Globalmente, existem quase 2 bilhões de pessoas sem banco que não têm acesso a serviços financeiros básicos de empréstimo. A funcionalidade do DeFi pode ser aproveitada para fornecer tais serviços sem monitoramento de uma entidade central.
-
Operações Autônomas
Uma das principais vantagens das finanças descentralizadas é que permite aos usuários preservar a autonomia de seus ativos e investimentos. A governança do DeFi é autônoma, pois permite a desintermediação das finanças. É baseado em aplicativos totalmente descentralizados.
Além disso, ao contrário dos sistemas bancários centralizados tradicionais, as finanças descentralizadas não dependem de intervenções de instituições como tribunais de arbitragem ou bancos. A remoção de intermediários e funcionalidade por meio de contratos inteligentes torna o sistema descentralizado altamente autônomo. Embora nem todos se sintam confortáveis trabalhando em um ambiente financeiro descentralizado, a tendência certamente está mudando para plataformas financeiras mais autônomas.
-
Inclusividade
DeFi permite a inclusão financeira para pessoas sem banco em todo o mundo. Usuários de todo o mundo podem participar facilmente, independentemente de sua condição social ou localização física. Nesse sentido, as plataformas de negociação de dinheiro descentralizadas também são mais inclusivas, incorporando um público mais amplo. Além disso, os participantes podem obter acesso a serviços financeiros, como empréstimos, sem as restrições impostas por organizações financeiras centralizadas.
-
Velocidade
Finanças descentralizadas usam blockchain como sua infraestrutura subjacente. A tecnologia blockchain permite transações instantâneas entre duas partes sem limitações na geografia e no tempo. Isso facilita ainda mais a eficiência no processo.
-
Privacidade
Em um sistema centralizado, o controle dos ativos de um indivíduo permanece nas mãos de um intermediário como um banco. Tokens em uma infraestrutura descentralizada são acessados por meio de chaves privadas. Normalmente, os aplicativos DeFi garantem que os indivíduos retenham a posse de suas chaves para aumentar a privacidade. Isso permite que os indivíduos permaneçam no controle de seus próprios ativos.
-
Transparência
Dinheiro descentralizado é capaz de alcançar transparência que resulta em preço, bem como eficiência de mercado. Não existe informação assimétrica devido à forma como o financiamento descentralizado é desenhado. Como resultado, os riscos relacionados ao agente principal são minimizados. O protocolo transparente em vigor garante que os interesses pessoais de todos os investidores e usuários sejam mantidos intactos em todos os momentos.
-
Inovação Financeira Descentralizada
Blockchain permite inovação tecnológica no ecossistema financeiro. Os contratos DeFi inovadores são capazes de lidar com milhões, mesmo sem uma conta bancária ou o envolvimento de uma entidade terceirizada. Além disso, o cliente tem posse total do ativo criptográfico.
-
Negociabilidade
Por meio de blockchain, DeFi facilita a tokenização de ativos do mundo real em suas contrapartes digitais ou tokens de segurança. Esses tokens digitais, representando um ativo subjacente, podem ser negociados em uma rede ponto a ponto. A propriedade de um ativo é gerenciada por meio de contratos inteligentes e registrada em um livro razão transparente. Isso ainda permite extrair liquidez de um ativo ilíquido.
Desafios em finanças descentralizadas
O espaço DeFi ainda é muito percebido como estando em seu estágio de experimentação e inovação. Além disso, a falta de regulamentação legal não permite o acesso aos benefícios ideais de um ecossistema financeiro descentralizado.
O financiamento centralizado oferece maior liquidez em comparação com o financiamento descentralizado. Para que o DeFi supere isso, ele precisa de uma adoção mais ampla. Além disso, às vezes é difícil superar as falhas do sistema no DeFi, pois não há uma autoridade central conduzindo as auditorias. Em caso de falha, a funcionalidade descentralizada torna difícil identificar o ponto de falha.
Apesar das limitações mencionadas acima, existem vários casos de uso significativos de finanças descentralizadas que a tornaram uma das inovações mais importantes dos tempos modernos.. Mais importante, DeFi ajuda a remover as limitações do sistema financeiro tradicional para torná-lo mais inclusivo, acessível e econômico.
Pensamentos finais
A criptografia de finanças descentralizada se preocupa em estabelecer os serviços financeiros de uma maneira totalmente diferente da configuração de finanças centralizada tradicional. Estes são mais abertos em sua abordagem. No entanto, como qualquer outro sistema, as finanças descentralizadas também apresentam seu próprio conjunto de desafios e desvantagens que podem levar à hesitação em sua adoção pelos usuários. Por enquanto, os benefícios do sistema bancário e financeiro descentralizado parecem superar em muito suas limitações ou desvantagens.