Adam Back: Por que o originador do Bitcoin deve permanecer anônimo?
Adam Back é um cypherpunk, empresário e criptógrafo britânico cujo nome voltou recentemente à tona em relação à pergunta: quem é Satoshi Nakamoto?
Alguns entusiastas da criptografia consideram Back como o principal candidato por trás da personalidade do fundador do Bitcoin. Mas não importa se isso é verdadeiro ou falso, Back propõe algumas idéias sobre o futuro e a própria natureza do Bitcoin que valem a sua atenção. Neste artigo, ChangeNOW traz para você o melhor das proposições de Adam Back que merecem ser refletidas.
O Pai da Criptografia?
Satoshi Nakamoto – o autor do Bitcoin e do primeiro banco de dados blockchain – é considerado como dono de cerca de 1 milhão de Bitcoins, atualmente avaliados em cerca de 11 bilhões de dólares. A verdadeira identidade de Nakamoto sempre foi mantida muito bem escondida do público. Ao longo dos anos, surgiram muitas teorias sobre sua identidade. Alguns argumentaram que este é John McAfee, enquanto os outros alegaram ser eles próprios Satoshi Nakamoto, sendo o mais notável deles o notório Craig Wright. Mesmo que Nakamoto tenha virtualmente desaparecido dos olhos do público, sua verdadeira identidade continua sendo o maior mistério da criptografia até hoje.
Em maio de 2020, Dificilmente sociável, um canal investigativo no YouTube com mais de 400.000 assinantes, lançou um vídeo de 40 minutos alegando que Adam Back é Satoshi Nakamoto. Desde 7 de agosto, o vídeo já acumulou quase 400.000 visualizações e 23.000 curtidas.
Neste vídeo, Barely Sociable estuda cuidadosamente os primórdios do Bitcoin e as motivações subjacentes da persona de Satoshi Nakamoto. Eles fazem isso apresentando as correspondências de e-mail do Nakamoto, tópicos do Reddit e outras discussões do fórum.
Adam Back parece mesmo um forte candidato. Ele é um criptógrafo britânico com PhD em ciência da computação pela Universidade de Exeter, na Inglaterra. Na década de 1990, ele inventou o Hashcash, um sistema de verificação do qual o Bitcoin também faz uso. Ele também foi a primeira pessoa que Satoshi contatou online em 2008, perguntando sobre Hashcash. Então, isso o torna Satoshi Nakamoto?
Durante uma entrevista por telefone de Malta em junho passado, Back disse para Bloomberg que ele definitivamente não é Nakamoto. Ele também apontou que é melhor para o criador da maior criptomoeda do mundo permanecer anônimo e um mistério.
“É geralmente visto neste ponto como melhor que o fundador do Bitcoin não seja conhecido porque muitas pessoas têm uma mentalidade hierárquica,” Disse de volta. “Se você lê sobre uma tecnologia, tenta descobrir quem é o CEO de uma empresa e as pessoas querem fazer perguntas. Como o Bitcoin é mais parecido com ouro digital, você não gostaria que o ouro tivesse um fundador. Para que o Bitcoin mantenha uma percepção de commodity, acho que é uma coisa muito boa que Satoshi fique fora do público. ”
Por que o Bitcoin disparará mesmo sem adoção institucional? Duas razões
Apesar de negar constantemente que é Nakamoto, Adam Back ainda é um forte apoiador do Bitcoin. Ele é o CEO da Blockstream, uma empresa que vende equipamentos para dar suporte às operações relacionadas ao Bitcoin. O Blockstream funciona principalmente por meio de sidechains, uma série de blockchains que funcionam paralelamente à blockchain do Bitcoin. A empresa também permite que outras partes explorem Bitcoin. Sua lista de clientes inclui Fidelity Investments e Reid Hoffman. Back também extrai Bitcoin pessoalmente – apenas Bitcoins e nenhuma outra criptomoeda. Ele guarda o que extrai e não vende os fundos.
Back acredita firmemente no valor a longo prazo do Bitcoin, mencionando que 1 BTC irá para 300.000 USD dentro de cinco anos do preço atual aproximado de 1 BTC para 11.000 USD. Ele chega a dizer que isso vai acontecer mesmo sem qualquer adoção institucional adicional. Os investidores de varejo que carregaram a tocha nos últimos 10 anos, desde a estreia do Bitcoin, continuarão a mostrar apoio à medida que as instituições permanecem cautelosas. Ele acredita que as pessoas veem o Bitcoin como uma forma de reter valor, pois há muito dinheiro sendo impresso em todo o mundo.
Back acredita que com mais pessoas trabalhando em casa devido à epidemia de Coronavirus, os investimentos imobiliários se tornaram menos atraentes. Os títulos podem estar sobrevalorizados, assim como outros investimentos institucionais, tornando um ambiente difícil para obter qualquer rendimento. Portanto, alguns investidores podem estar transferindo muito dinheiro para o Bitcoin, embora ele também possa sofrer ventos contrários à medida que mais pessoas perdem empregos.
Até o momento, a Blockstream levantou cerca de 90 milhões de dólares de investidores, incluindo Khosla Ventures e Digital Currency Group, para se preparar para essa adoção maior do Bitcoin. A empresa também busca levantar mais recursos para expandir sua capacidade de mineração, entre outros projetos.
Defendendo o Legado
Mesmo com a negação de Adam Back de ser Satoshi Nakamoto, ele não foi capaz de evitar ser pego em brigas dentro da comunidade criptográfica sobre quem realmente criou o Bitcoin. Em abril passado, Craig Wright, o homem que afirma ser Nakamoto, abandonou um processo de difamação contra Back e teve que pagar seus honorários advocatícios. Back foi processado porque disse no passado que está claro “de uma perspectiva tecnológica” que Wright não era Satoshi Nakamoto. Ele até twittou que Wright havia publicado “provas falsas” e falsificações, ao mesmo tempo que aludia à ideia de que Wright havia cometido fraude fiscal.
O que está claro por enquanto é que a Back tem um plano para o futuro da tecnologia Bitcoin e blockchain. Ele tem fortes convicções a favor do modelo do Bitcoin avançando e está disposto a lutar com unhas e dentes para torná-lo realidade. Só o tempo dirá se Adam Back é realmente Satoshi Nakamoto ou não – no entanto, como ele mesmo diz, talvez o nome do fundador do Bitcoin permanecer anônimo seja realmente o melhor.