Um guia introdutório ao comércio de criptomoedas
Investir em criptomoedas pode ser extremamente lucrativo, mas também pode levar a perdas significativas quando o mercado finalmente cair. A negociação de criptomoedas, em vez disso, fornece aos detentores de criptomoedas uma alternativa ao investimento, protegendo-se, em vez das tendências de baixa e de alta do mercado.
Negociar exige um pouco mais de cuidado, manutenção, preparação e habilidade do que simplesmente investir sozinho, no entanto, pode gerar muito mais ROI em um período de tempo menor. Também permite lucros em ambas as direções do mercado, ao invés de apenas ser capaz de gerar retornos quando os preços dos ativos estão subindo.
Este guia orientará aqueles que são novos no comércio através dos conceitos básicos de criptomoedas e inclui um resumo de como começar a negociar. Antes de terminar o guia, alguns conceitos intermediários e avançados serão introduzidos para que os iniciantes estejam cientes. Quando concluído, qualquer leitor estará pronto para entrar de cabeça nos mercados e começar a negociar criptomoedas imediatamente.
Criptomoeda definida e como a criptomoeda começou?
Criptomoeda, por definição, refere-se a qualquer ativo digital protegido por um código matemático completo denominado criptografia. As criptomoedas normalmente dependem da tecnologia blockchain, também chamada de tecnologia de razão distribuída. A classe de ativos começou com o Bitcoin em 2008, durante a Grande Recessão. O Bitcoin foi criado por Satoshi Nakamoto, cuja identidade ainda não é conhecida até hoje. A pessoa, ou grupo, desde então desapareceu, deixando o código do computador para trás, potencialmente mudando o mundo para sempre.
O Bitcoin inicialmente não valia nada e, quando começou a ser negociado, valia apenas uma fração de centavo. Com o tempo, a criptomoeda começou a ser usada como uma forma de pagar por mercadorias na Dark Web, dando à criptomoeda seu início precoce. Naquela época, ele era negociado por mercadorias ilegais, enquanto hoje, o ativo é negociado por dólares reais e outras altcoins com fins lucrativos.
O que é comércio?
A negociação de criptomoedas envolve a colocação de ordens de compra ou venda de ativos criptográficos como Bitcoin, Ethereum, Litecoin, EOS e outros. A negociação à vista se concentra na compra e venda de ativos criptográficos, enquanto os derivativos são geralmente contratos baseados em preços de criptomoedas e consistem em posições longas e curtas.
Negociação vs. Investimento – Qual é a diferença?
Negociar e investir envolvem colocar capital nos mercados e colocá-lo para trabalhar para você. Com o investimento, o objetivo é normalmente lucros a longo prazo e uma janela de meses a anos entre qualquer compra ou venda. A única maneira de os investidores ganharem dinheiro é quando um ativo está subindo. Se o preço de um ativo está caindo, o investidor perde dinheiro – seja contra seu capital inicial ou contra quaisquer lucros não realizados deixados não contabilizados.
Investir às vezes pode levar à retenção por meio de retiradas prolongadas, resultando em grande perda de capital. Por exemplo, quando o Bitcoin quebrou em 2017, ele entrou em colapso em mais de 80% do pico ao vale.
A negociação, por outro lado, permite o planejamento de saídas de posições sob certas condições, especificadas pelo negociador. As saídas podem ser preparadas com antecedência, para evitar perdas e garantir que os ganhos sejam contabilizados. Alguns tipos de negociação também permitem lucrar quando o mercado está caindo, por meio de posições curtas.
O que você precisa saber para começar a negociar criptomoeda?
Antes de começar a negociar criptomoeda, você deve primeiro selecionar qual criptomoeda deseja negociar. Você pode negociar Bitcoin, Ethereum, Litecoin e EOS no PrimeXBT, embora existam várias outras moedas em outros lugares do mercado. No entanto, eles representam alguns dos ativos criptográficos mais confiáveis e são um bom ponto de partida para a negociação. Aderir às moedas testadas e comprovadas garante que, fundamentalmente, cada moeda tenha longevidade.
Além disso, você só precisa aprender o suficiente para começar e fazer um pequeno depósito inicial em uma plataforma de câmbio de criptomoeda de sua escolha. Use o pequeno depósito inicial para testar as águas e começar sua carreira comercial.
Analisando o mercado de criptomoedas
Ninguém começa uma viagem sem antes consultar um mapa. Os comerciantes nunca devem entrar em uma posição sem primeiro analisar o mercado e o ativo que estão considerando negociar. Pode ser um fator importante na determinação de um resultado de sucesso regularmente, gerenciamento de risco e crescimento de capital de longo prazo.
O que é Análise Fundamental (FA)?
A análise fundamentalista é o estudo dos dados quantitativos e qualitativos relacionados às criptomoedas. Os dados quantitativos referem-se a métricas na cadeia, como endereço BTC total, número de transações, taxa de hash e muito mais, enquanto a análise qualitativa pode referir-se à crença de que a indústria de criptografia pode interromper metais preciosos.
Ambos os tipos de análise fundamental são importantes para os traders considerarem antes de entrar em uma posição, especialmente se for uma negociação de longo prazo.
O que é análise técnica (TA)?
A análise técnica é o estudo da ação do preço, padrões de gráfico, velas, indicadores técnicos e muito mais. Este tipo de análise de gráfico de velas pode ajudar os traders a entender onde colocar ordens de limite para entradas, ou ordens de stop-loss no caso de o mercado ir contra eles.
Análise Fundamental vs. Análise Técnica – Qual é Melhor?
Não existe uma análise de mercado específica que seja mais eficaz para negociar criptografia; em vez disso, ela pode ser ainda mais eficaz quando usada em conjunto. A análise fundamentalista pode ser mais benéfica durante um mercado em alta, quando os ativos criptográficos estão em tendência e os dados técnicos superaquecidos. A análise técnica pode ser melhor durante os mercados em baixa, quando os fundamentos sólidos não podem superar o sentimento negativo.
Mercados financeiros e instrumentos de negociação
Os mercados financeiros são divididos entre diferentes classes de ativos, como criptografia, índices de ações, commodities e forex. No entanto, cada mercado também tem potencialmente milhares de ativos. Além de cada um desses ativos, certos produtos foram concebidos como instrumentos de negociação que dependem do preço de um ativo subjacente.
O que é uma tendência de mercado?
Uma tendência de mercado é uma fase ou período de tempo em que um ativo tende a se mover mais em uma direção do que em outra – para cima ou para baixo. Quando os mercados estão se movendo para os lados, sem nenhuma direção dominante, a tendência é para os lados. Isso também é chamado de falta de tendência.
Quando o sentimento se torna negativo, os ativos irão reagir com uma ação de preço baixista e cair no preço de mercado rapidamente. Durante as tendências de alta, os comerciantes e investidores tornam-se otimistas e os preços sobem drasticamente.
O que é um ciclo de mercado?
Um ciclo de mercado é uma tendência de mercado em alta, seguida por uma tendência de mercado em baixa, que então se repete. Todos os mercados são cíclicos, embora os mercados de criptografia pareçam ser baseados no mecanismo de redução da recompensa em bloco do Bitcoin que ocorre aproximadamente a cada quatro anos.
O que impulsiona os mercados financeiros?
Existem vários fatores que impulsionam a dinâmica por trás dos mercados financeiros, suas tendências e seus ciclos de mercado em rotação. Esses fatores incluem sentimento, especialmente em ativos especulativos como criptografia, bem como a economia, notícias, tempo e muito mais.
O que é um instrumento financeiro?
Um instrumento financeiro é diferente de um ativo, atuando como um contrato para liquidar a negociação por um preço diferente do de entrada. Os instrumentos financeiros podem ser projetados de várias maneiras, proporcionando flexibilidade que os ativos de negociação por si só não podem igualar.
Contratos de futuros x contratos de opções x CFDs
As contas de margem também permitem contratos de negociação de derivativos, como Futuros, Opções e CFDs. Futuros e opções são muito semelhantes. Com Futuros, o negociante tem a obrigação de comprar ou vender um contrato antes da data de vencimento, enquanto as Opções proporcionam aos negociantes o direito de fazê-lo, mas não a obrigação.
Os contratos de futuros também diferem das opções devido ao fato de que as opções exigem um prêmio inicial, enquanto os futuros exigem apenas taxas de corretagem para a abertura e manutenção de posições. Os futuros são de alto lucro e alto risco, enquanto as opções são menos arriscadas, mas ainda fornecem muitas oportunidades de lucro ou a chance de cobrir posições à vista.
A negociação de CFDs é outro tipo de contrato de derivativos, chamados de contratos por diferença. Eles fornecem aos negociantes a máxima flexibilidade por não estarem vinculados a nenhuma data de vencimento. Os comerciantes podem abrir e liquidar contratos a qualquer momento, permitindo a maior oportunidade de lucro possível.
Estratégias de Negociação e Investimento
Nem todas as estratégias de negociação ou investimento são criadas da mesma forma, e algumas são mais adequadas para as características pessoais de cada trader. Por exemplo, um trader com baixa tolerância à paciência pode preferir uma estratégia envolvendo scalping e não seria capaz de manter posições de swing mais longas. Muitos traders também podem ser desligados por janelas de curto prazo e de ritmo rápido de negociação no couro cabeludo.
O que é uma estratégia de negociação?
Uma estratégia de negociação é simplesmente um método para abordar os mercados. Não existe uma solução única para todos os traders e é aconselhável experimentar para ver qual se adapta melhor aos seus gostos, necessidades e traços de personalidade individuais.
O que é Day Trading?
A negociação do dia é uma estratégia na qual os negociantes abrem e saem de posições na sessão de negociação do mesmo dia. Os day traders têm o luxo de ir dormir sem estar em uma posição e não precisam se preocupar com o mercado criptográfico 24 horas por dia, 7 dias por semana, obtendo o melhor deles enquanto descansam. Os day traders tendem a observar períodos de tempo mais baixos de diariamente, a cada hora e minutos.
O que é Swing Trading?
Swing trading é uma estratégia de negociação de médio prazo, normalmente durando dias a semanas, potencialmente alguns meses, dependendo das condições de mercado e da faixa de negociação. Traders de swing mais, então tente cronometrar movimentos de preços maiores em um período de tempo mais amplo.
O que é negociação de posição?
A negociação de posição envolve a escolha de uma direção de tendência de longo prazo e permanecer comprometido com ela, ignorando os movimentos do mercado intradiário e outros ruídos gerais, até que a tendência seja confirmada como concluída.
O que é escalpelamento?
Scalping é mais um estilo de negociação, com foco em entrar e sair de posições o mais rápido possível, evitando riscos, mas também às vezes saindo com menos lucros em geral.
O que é comprar e reter?
Uma estratégia de comprar e manter também é chamada de HODLing em criptografia, o que significa que o investidor está comprando ativos à vista e os mantendo sob quaisquer circunstâncias. Este comportamento não é a melhor estratégia para lucros e pode resultar em investidores segurando através de mercados em baixa.
O que é gerenciamento de risco?
A gestão de risco concentra-se na adoção de medidas de proteção contra potenciais perdas de capital associadas a negociações e investimentos. A forma mais básica de gerenciamento de risco é feita colocando uma ordem de stop loss para proteção contra perdas extremas. A preparação adequada por meio de análise técnica também é uma estratégia de gestão de risco.
Noções básicas de análise técnica
A análise técnica, conforme explicamos, é o estudo da ação do preço, padrões de gráfico, castiçais japoneses e indicadores técnicos, e o uso das informações para tentar prever resultados futuros nos mercados. Por exemplo, existem ferramentas para ajudar os comerciantes a compreender quando os ativos estão sobrevendidos ou comprados, quando o momentum é forte ou fraco, ou quando a volatilidade é baixa ou alta.
Os comerciantes podem alterar suas estratégias de negociação e ajustar quaisquer posições de acordo. A análise técnica também pode ajudar a destacar as áreas potenciais de suporte e resistência, que são áreas ideais para colocar pedidos limitados ou impedir perdas.
Todas essas várias estratégias combinadas podem melhorar a probabilidade de sucesso na negociação e proteger o capital contra qualquer risco potencial associado à negociação.
O que é uma posição longa e curta?
Quando se trata de investir ou negociar apenas à vista, a única maneira de negociar é comprando ou vendendo ativos em uma bolsa. As plataformas de negociação de margem, no entanto, permitem produtos derivativos interessantes e instrumentos financeiros que permitem recursos adicionais, como posições longas ou curtas.
Uma posição longa é uma entrada em que o preço de um ativo suba. A abertura de uma compra resultará em lucros se o ativo realmente for para cima. Se o preço de mercado tender a cair, isso pode resultar em perdas realizadas ou não realizadas.
Uma posição curta é exatamente o oposto, e é uma entrada que espera que o preço de um ativo caia a partir do momento em que a posição é aberta. Se o preço do ativo tender a cair, uma posição curta pode então ser fechada com sucesso no lucro. Em contraste com uma posição longa, se o mercado se mover para cima durante uma posição curta, isso pode levar a uma perda de capital.
A gestão de risco adequada é necessária para ambas as posições longas e curtas.
O que é slippage na negociação?
Ao colocar uma ordem de mercado ou de outra forma para negociar criptomoeda, os comerciantes vão querer que a ordem seja preenchida o mais próximo possível da entrada selecionada. Mas os mercados estão sempre se movendo e às vezes os pedidos começam a ser preenchidos durante grandes movimentos de preços. Slippage é o valor que um preço afasta da entrada pretendida. A derrapagem também pode impactar o stop loss ou limitar os pedidos, fazendo com que sejam acionados a preços diferentes do pretendido ou, ocasionalmente, nem acionados.
O que é uma ordem de mercado?
As ordens de mercado são ordens para colocar uma negociação imediatamente por um ativo a qualquer preço de mercado dado naquele momento.
O que é um pedido limite?
Uma ordem de limite é uma ordem para entrar em uma posição a um preço específico denominado preço limite. Quando o preço limite é atingido, uma posição é aberta. Algumas plataformas também permitem ordens limitadas para fechar posições, agindo como uma ordem take-profit.
O que é uma ordem de Stop Loss?
Uma ordem de stop loss é uma ferramenta de gerenciamento de risco e os comerciantes de proteção adicional podem aplicar a qualquer posição longa ou curta. Quando o mercado se move na direção oposta que o trader esperava, pare as perdas exatamente como o nome indica e evite perdas futuras. Normalmente, no momento da entrada, as perdas de parada são colocadas longe do preço de entrada, portanto, se acionadas, algumas perdas ainda ocorrerão. No entanto, neste cenário, quaisquer perdas extremas serão evitadas.
Stop Loss também pode ser usado como parte de uma estratégia de negociação, onde os traders posteriormente movem um stop loss no lucro para garantir pelo menos alguma lucratividade, mesmo se acionado. Alguns traders definem perdas de trailing stop, de modo que a quantidade de lucro continua a subir até que uma reversão eventualmente interrompa a posição no lucro.
Qual é o spread Bid-Ask?
O spread bid-ask em uma bolsa de criptomoeda é a discrepância entre o preço de compra e o preço de venda. O preço de compra é o preço mais alto que um comprador está disposto a pagar por uma criptomoeda, enquanto o preço de venda é o preço mais baixo que um vendedor está disposto a aceitar. O spread bid-ask flutua com base na liquidez, atividade da carteira de pedidos e tamanho do pedido.
Indicadores de análise técnica
Há uma variedade de indicadores e osciladores de análise técnica que os traders podem usar para obter uma melhor leitura do mercado e da ação do preço. As ferramentas mais populares usadas para negociação de criptomoedas incluem:
- MACD – Divergência de Convergência de Média Móvel
- Índice de Força Relativa RSI
- Williams Alligator
- Índice de Força Média ADX
- Bandas de Bollinger
- Ichimoku
- Médias Móveis
- SAR parabólico
- e muito mais
Quanto dinheiro posso ganhar negociando criptomoeda?
Na verdade, não há limite para a quantidade de dinheiro que se pode ganhar negociando criptomoedas com as habilidades, estratégia, paciência e uma mente forte e livre de quaisquer emoções. Tornar-se bem-sucedido exige muito tempo e prática, e muitas vezes os novos operadores acabam perdendo dinheiro antes de aprender o suficiente com seus erros para corrigi-los e, mais tarde, se tornarem bem-sucedidos.
Mas, devido ao potencial de lucro para aqueles que podem se tornar qualificados e estão dispostos a investir tempo para realizar análises técnicas e fundamentais adequadas de mercados e ativos, a negociação continua sendo uma ferramenta de investimento altamente atraente.
Como começar a negociar?
Para começar a negociar, você deve primeiro decidir quanto dinheiro está disposto a colocar em risco e investir. Como regra geral, você nunca deve investir mais dinheiro do que pode confortavelmente perder. Também é aconselhável começar pequeno, confiar na alavancagem para evitar colocar muito capital em risco no início e configurar um diário de negociação para registrar quaisquer aprendizados ou erros cometidos ao longo do caminho.
Você também deve saber qual ativo está interessado em negociar, neste caso, provavelmente criptomoedas. Ainda assim, você precisará decidir quais criptomoedas deseja negociar. Os ativos criptográficos mais recomendados são Bitcoin, Ethereum, Litecoin e EOS.
Escolha uma troca para negociar
Em seguida, depois de selecionar quais ativos negociar e aprender o funcionamento da análise técnica e outros fatores importantes do mercado financeiro, é hora de escolher uma bolsa para negociar. O fator número um mais importante ao selecionar uma bolsa é a reputação.
Você está depositando em uma conta fundos ganhos com dificuldade e confiando na plataforma para mantê-los seguros, portanto, é fundamental escolher uma plataforma confiável. Procure plataformas que tenham prêmios do setor para mostrar sua excelência operacional ou que tenham uma grande comunidade de seguidores com clientes satisfeitos e sem histórico de hacks.
A plataforma também deve incluir uma variedade de ferramentas de negociação, software de gráficos e exposição a vários ativos sob o mesmo teto. É ideal escolher uma plataforma que oferece não apenas criptomoedas, mas também exposição a mercados tradicionais como índices de ações, commodities, forex e muito mais. Qualquer plataforma também deve ter vários recursos adicionais, como aplicativos móveis gratuitos, lista de permissões de endereços, autenticação de dois fatores e muito mais. Também é importante procurar atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias da semana, ao vivo, no caso do raro evento de surgir um problema.
Escolha uma carteira de criptomoeda
Em seguida, você deve selecionar uma carteira de criptomoeda para armazenar ativos. As carteiras funcionam de forma muito semelhante a uma conta bancária que você controla e gerencia pessoalmente e, portanto, pela qual é responsável. Selecione qual dessas carteiras de criptomoeda você gostaria de acessar e faça um depósito.
Abrir conta de negociação
A abertura de uma conta de negociação normalmente requer algumas informações pessoais, como nome completo, endereço de e-mail, endereço pessoal e muito mais. Freqüentemente, é necessário um número de seguridade social ou outro número de identificação fiscal e, na maioria dos casos, uma troca exigirá que o usuário envie determinados documentos para cumprir os padrões AML e KYC. Depois que a identidade do usuário é verificada, geralmente uma conta é aberta gratuitamente. O usuário deve definir uma senha para proteger a conta, e a senha deve ser única e não deve estar associada a nenhuma outra conta. Também é aconselhável habilitar a autenticação de dois fatores e a lista de permissões de endereços para proteger a conta de qualquer acesso não autorizado.
Dicas de negociação de criptomoedas
Aqui estão algumas dicas importantes que você deve saber antes de negociar criptomoedas, junto com algumas dicas adicionais para aqueles que já negociam criptomoedas há algum tempo.
- Nunca invista mais do que você pode perder. Guia para negociar criptomoedas.
- Aprenda a escalar para dentro e para fora das posições para menos risco e maior potencial de lucro.
- Nunca abra uma negociação sem saber onde colocar um stop loss.
- Concentre-se no risco versus recompensa ao planejar negociações.
- Sempre saiba com antecedência onde você planeja sair de uma negociação antes de entrar em uma.
- Durante os mercados em alta, espere que os ativos atinjam condições de sobrevenda e, em seguida, abra uma posição longa para o maior potencial de lucro.
- Durante os mercados em baixa, espere os ativos saltarem e venderem quando atingirem condições de sobrecompra.
- Durante a ação lateral do preço, mudar as estratégias de swing ou day trading para scalping pode ser mais eficaz.
- Nunca acrescente a uma negociação perdida.
- Faça lucro regularmente e com frequência. Ninguém nunca se arrepende de reservar lucros.
- Pratique com uma variedade de indicadores técnicos para aprender o que melhor se adapta às suas necessidades pessoais.
Perguntas frequentes sobre negociação de criptomoedas: As perguntas mais comuns sobre negociação de criptografia
Como negociar criptomoedas pode parecer estranho até mesmo para aqueles que estão familiarizados com a negociação, aqui estão algumas das perguntas mais frequentes relacionadas ao início da negociação de criptomoedas pela primeira vez.
A criptomoeda é um bom investimento?
A criptomoeda provou repetidamente ser um dos melhores investimentos que você pode fazer. O Bitcoin é um dos maiores investimentos de todos os tempos em termos de ROI total em um período de tempo tão curto. Mas, como qualquer mercado, isso tem muito a ver com o tempo. Comprar o topo de um mercado em alta pode ser uma má escolha de investimento no curto prazo. As criptomoedas devem ser consideradas um ativo comercial de curto prazo ou um investimento de longo prazo devido à alta volatilidade da classe de ativos.
Como negociar criptomoeda?
A negociação de criptomoedas é algo que qualquer pessoa pode fazer, com apenas um pouco de capital inicial, tempo e esforço. Para começar, é recomendável fazer algumas pesquisas e aprender os fundamentos da análise técnica. A partir daí, os traders podem desenvolver uma estratégia de negociação e planejar a gestão contra o risco antes de entrar em uma posição.
Como abrir uma conta em criptomoeda?
Abrir uma conta em criptomoeda leva apenas alguns cliques e geralmente algumas informações pessoais, como endereço de e-mail. Algumas trocas exigem informações privadas ou documentos KYC para verificar a identidade.
Quanto dinheiro você precisa para começar a negociar criptomoedas?
Leva apenas uma pequena quantidade de capital inicial para começar a negociar. Por exemplo, o depósito inicial no PrimeXBT é de apenas 0,001 BTC. A alavancagem em PrimeXBT transforma aquele 0,001 BTC em uma posição de 0,1 BTC.
O comércio de criptografia é lucrativo?
A negociação de criptomoedas pode ser extremamente lucrativa para aqueles que estão dispostos a investir tempo, esforço e correr alguns riscos às vezes. Qualquer pessoa que possa criar uma estratégia adequada e empregar estratégias de gerenciamento de risco pode ter sucesso regularmente. No entanto, existe o risco de perda de capital associada à negociação de todos os tipos.
O que devo procurar ao negociar criptomoeda?
Ao negociar criptomoedas, antes de mais nada, certifique-se de selecionar uma plataforma de negociação confiável, escolha os criptomoedas corretos e use as dicas descritas neste guia. Existem certas ferramentas e estratégias de análise técnica que podem fornecer aos traders uma vantagem nos mercados. PrimeXBT oferece ferramentas integradas de análise técnica.
A negociação de criptomoedas é segura?
A negociação de criptomoedas é segura, desde que a plataforma que você selecionou para negociar seja segura e protegida, e você compreenda todos os riscos associados à negociação de criptomoedas. Nenhum dano pode advir da negociação de criptomoedas, apenas a perda de capital que pode ser mitigada por meio da gestão de risco.
O que é uma bomba e despejo?
Uma bomba e despejo é um esquema que novos criptomoedas devem evitar a todo custo. Envolve um grupo ou comerciante que fornece sinais para uma comunidade, que toma uma posição com base no sinal que está causando uma “bomba”. No entanto, é projetado exclusivamente para o propósito do organizador de vender suas posições com lucro, fazendo com que o preço caia rapidamente e “despeje” nos traders atrasados para saírem de suas posições.