O que são Tokens Não Fungíveis (NFTs)? Vale a pena investir em NFTs?
Os mercados de criptografia estão evoluindo rapidamente, com novas tendências e palavras da moda aparecendo a cada dia que passa. A nova tendência atual em todos os veículos de notícias de criptografia, mídia convencional e muito mais são os NFTs. Mas o que exatamente eles são?
Introdução às novas tendências mais quentes em mercados de criptografia: NFTs
Alguns chamam de bolha, enquanto alguns afirmam que não é nada mais do que uma versão glorificada de Crypto Kitties. A verdade é que os NFTs tendem a estar em algum lugar no meio, com toneladas de valor real sendo gerado e a própria tecnologia sendo útil para o futuro dos bens digitais.
Em meio a todos os tipos de arte em blockchain, pinturas, itens colecionáveis e outros ativos digitais raros, há uma boa quantidade de lixo por aí que ainda busca uma fortuna. O guia detalhado a seguir irá apresentá-lo aos NFTs, explicar o significado por trás da nova tendência de criptografia imparável, falar sobre os ativos subjacentes anexados a cada obra-prima digital e muito mais.
O que é um NFT? O que significa NFT?
NFT significa tokens não fungíveis. A fungibilidade se refere à “propriedade de um bem ou mercadoria cujas unidades individuais são essencialmente intercambiáveis e cada uma de suas partes é indistinguível de outra parte”, de acordo com a Wikipedia. Em termos mais simples, um NFT é um token criado, geralmente na rede Ethereum, que nenhum outro token existente é exatamente igual e pode ser usado para mercantilizar bens digitais.
Tokens específicos não fungíveis podem ser lançados do mesmo artista, com um design semelhante, ou como parte de um conjunto de edição limitada; no entanto, quando se trata de NFTs, eles são tokens digitais totalmente exclusivos. Esses arquivos digitais são normalmente anexados a obras de arte ou a algum outro tipo de coleção, agindo como um certificado digital de propriedade.
Como funcionam os NFTs? E por que os NFTs são importantes?
Esses certificados de propriedade podem ser transferidos, vendidos ou armazenados por meio da rede Ethereum ou de qualquer camada de tecnologias de blockchain em que sejam construídos e não podem ser duplicados.
Tudo isso é possível devido ao token subjacente vinculado a cada arquivo digital. Todos os dados relativos à propriedade do token, incluindo transações anteriores, o endereço atual mantido e mais, são armazenados na tecnologia de contabilidade distribuída do blockchain.
NFTs: Por que eles têm valor? É apenas uma bolha?
Os tokens não fungíveis surgiram tão rapidamente e, como agora você não pode ir a lugar nenhum sem as notícias do NFT na TV, na web, nas redes sociais e muito mais, com certeza parece uma bolha. E porque os estranhos genuinamente não entendem o valor, esses tokens não fungíveis oferecem os preços que esses itens raros estão buscando, além de justificar o comportamento de bolha.
Mas às vezes, a inovação combinada com a escassez leva a altas avaliações. Pegue nomes de domínio de site simples, por exemplo. Era uma vez, domínios ponto com de três e quatro letras eram abundantes porque não havia muita demanda por sites no início. Avance até agora, e o domínio ponto com de três ou quatro letras correto poderia render seis dígitos rapidamente.
A propriedade digital sobre NFTs é semelhante, já que esses usuários são essencialmente os primeiros a possuir o pedaço de propriedade digital. E embora a utilidade de um domínio e de uma valiosa obra de arte ou pintura NFT seja indiscutivelmente diferente, as formas tradicionais de tal arte foram vendidas por milhões no passado. Então, por que é tão difícil imaginar um mundo onde produtos digitais também vendam por tanto?
Parte da razão pela qual as pessoas estão céticas é que é novo, ainda é muito recente e, sim, infelizmente, existem alguns casos de comportamento semelhante a uma bolha que provavelmente levará a alguma volatilidade de mercado inesperada nesses ativos, como Bitcoin e outros ativos criptográficos eventualmente experimentados com tempo suficiente.
Por enquanto, esses produtos digitais são o que há de mais quente, então a bolha pode continuar a inflar. E muito parecido com os exemplos pontocom anteriores, só porque a bolha estourou não significa que não há toneladas de valor real esperando para crescer daqui em diante, mesmo que haja algumas desvantagens no futuro próximo a médio prazo.
Exemplos de tokens não fungíveis: vários tipos de NFT
Os NFTs podem existir em praticamente qualquer categoria que você possa imaginar, e os casos de uso para esse novo tipo de certificado digital de propriedade estão crescendo a cada dia. Aqui estão alguns dos exemplos mais comuns de como tokens não fungíveis são usados hoje.
- Obra de arte
- Itens de videogame
- Colecionáveis
- Música
- Conteúdo exclusivo para fãs
- Mercadoria digital
- Equipamento esportivo
A variedade atraiu nomes de celebridades, desde artistas de EDM Steve Aoki e 3LAU a Grimes, CEO do Twitter Jack Dorsey, proprietário do Dallas Mavericks, investidor Mark Cuban e muitos mais.
Tokens não Fungíveis: por que eles são importantes e a próxima grande novidade em bens digitais
Os NFTs representam uma mudança crescente nos direitos digitais e na propriedade de bens digitais. Os serviços digitais estão se expandindo rapidamente e existem mercados centralizados em todo o mundo. Atualmente, os videogames representam uma das melhores áreas naturais para mostrar como os NFTs são extremamente importantes para a propriedade de direitos digitais.
Por exemplo, a maior parte do conteúdo para download, mesmo os videogames adquiridos em plataformas como PlayStation Network ou Xbox Live, não são realmente propriedade da pessoa que está comprando o item digital do jogo.
Em vez disso, esses usuários compram uma licença para usar aquele item dentro do jogo naquela plataforma ou ecossistema específico. E por causa desse sistema, se um usuário fizer logon e, por algum motivo, os servidores centralizados estiverem inativos, o item do jogo não pode ser verificado, portanto, nem mesmo pode ser usado. Isso não parece o mesmo tipo de propriedade que itens físicos tangíveis. Até agora, as coisas não se traduziram bem no mundo digital, mas os NFTs permitem que qualquer tipo de bem digital seja tokenizado para que os direitos de propriedade façam parte da transação desde o início.
Com um produto de videogame NFT, esse item do jogo poderia ser revendido como lucro se o valor aumentar devido à demanda ou se, por algum motivo, se tornar mais raro. As tecnologias de blockchain que alimentam os NFTs permitem que tudo isso se torne uma realidade e crie mercados secundários para produtos digitais que simplesmente não existiam antes.
Quais são os NFTs mais caros?
Os NFTs são alguns dos tokens criptográficos mais caros da atualidade, muitos com preços bem acima do preço de cada Bitcoin. Os tokens caros variam de itens colecionáveis representando times da NBA e jogadores como o Dallas Mavericks, que foram oferecidos pelo empresário Mark Cuban, a arte GIF NFT animada de gatos voadores de pop-tart de arco-íris chamados NyanCat.
Aqui estão alguns dos tokens não fungíveis mais caros que já foram criados, vendidos ou negociados no mercado livre. Nos bastidores, não há como dizer pelo que esses ativos são vendidos em termos de valor de revenda.
Esta foi a primeira obra de arte puramente NFT a ser oferecida pela casa de leilões Christie’s.
- CryptoPunk (Vários): uma variedade desses NFTs CryptoPunk estão atingindo milhões cada atualmente, lançados pela primeira vez em 11 de março.
- CROSSROAD de Beeple: mais uma criação do criador mais prolífico do mercado NFT vendida por $ 6,6 milhões.
- O primeiro tweet de Jack Dorsey no Twitter: O CEO do Twitter tokenizou seu primeiro tweet e o vendeu por $ 2,9 milhões.
Não esquecido, mas ido por WhIsBe, no Nifty Gateway – US $ 1 milhão. Este é literalmente um clipe de 16 segundos de um ursinho de goma de esqueleto dourado girando que foi vendido por US $ 1 milhão.
Os NFTs são bons investimentos? O investimento da NFT vale a pena?
No momento, é complicado dizer se os tokens não fungíveis são um excelente investimento de longo prazo ou apenas uma moda passageira. Eles certamente oferecem toneladas de promessa e decolaram muito, mas como eles se desenvolveram nos próximos anos e o suporte que conquistaram, em última análise, moldarão o futuro do tipo de ativo digital.
E porque o universo de ativos lá fora é tão vasto e diverso, é um desafio abranger todos os NFTs juntos em uma categoria. Por exemplo, um colecionável de esportes pode não ser um investimento tão bom quanto uma pintura digital ultra-rara de um artista ou criador famoso.
Tokens relacionados a celebridades provavelmente farão melhor a longo prazo do que fichas relacionadas a ninguém, mas o que acontecerá se essa celebridade passar por um escândalo?
Isso torna esses investimentos um veículo extraordinário e imprevisível de crescimento atualmente. Mas também não os torna necessariamente maus investimentos. Ainda assim, há um risco significativo envolvido e, como afirma um dos criadores de NFT mais prolíficos, os NFTs poderiam “ir absolutamente a zero”, apesar de vender muitas de suas criações por milhões de dólares.
Razões pelas quais você deve investir em Tokens Não Fungíveis
- É o início da tecnologia NFT, e entrar agora garante mais vantagens
- As notícias do NFT estão em toda parte hoje em dia e se espalhando rapidamente
- Existem algumas joias ultra-raras que terão um valor de revenda incrível
- Possível retorno do investimento significativo
Razões pelas quais você NÃO deve investir em Tokens Não Fungíveis
- É o início da tecnologia NFT, e entrar nele tem mais riscos
- Notícias NFT estão impulsionando o FOMO atual, o que pode ser perigoso quando fica negativo
- Existem alguns grandes golpes que terão muito pouco valor de revenda
- Possível perder todo o capital associado a transações NFT
As diferenças entre investimentos em NFTs e outras criptomoedas como Bitcoin
A principal diferença entre tokens não fungíveis e outras criptomoedas como o Bitcoin, que são consideradas fungíveis, é que cada Bitcoin é precisamente o mesmo que todos os outros BTC. Ao mesmo tempo, cada NFT é um ativo digital exclusivo e token.
Dados adicionais, incluindo imagens e arquivos digitais, também podem ser anexados às transações Bitcoin. No entanto, NFTs são construídos em contratos inteligentes usando plataformas como Ethereum. Mas mesmo Ethereum é um token fungível, em que todos os outros Ethereum são criados iguais. Enquanto isso, nenhum NFT feito no Ethereum é exatamente igual.
A compensação, nesse sentido, é que quando você está comprando Bitcoin ou Ethereum, você sabe o que está recebendo e que é um forte investimento. Quando você compra um NFT, você não tem mais nada em que compará-lo para avaliá-lo, nem sabe com certeza se ele terá um valor de longo prazo ou poder de permanência. Ao mesmo tempo, você pode acabar com algo muito mais raro e valioso do que 21 milhões de BTC. Mas esse é o risco associado a tokens não fungíveis.
NFT FAQ: Perguntas frequentes sobre tokens não fungíveis
Os tokens não fungíveis são uma forma inteiramente nova de gerenciar bens digitais e propriedade de direitos digitais, baseados em tecnologias de criptomoeda e blockchain. No entanto, por causa da associação com essas novas tecnologias, muitas questões ficaram sem resposta para muitos.
Aqui estão algumas das perguntas mais comuns sobre NFTs.
O que significa NFT?
NFT significa tokens não fungíveis e é um token que está atualmente sacudindo o mercado de criptomoedas e fazendo manchetes em toda a mídia tradicional por seu comportamento semelhante a uma bolha no mercado.
O que é um token não fungível?
Um token não fungível é um tipo de token – muitas vezes vinculado a algum tipo de obra de arte ou bem digital ou colecionável – que pode ser comprado, armazenado, revendido e nenhum outro token existirá exatamente igual.
Qual é o padrão de token não fungível para Ethereum?
Os tokens não fungíveis contam com o ERC-721 em vez do padrão de token ERC-20 que a maioria dos tokens DeFi são construídos usando. Este padrão de token segue as diretrizes específicas do desenvolvedor para que haja uniformidade nas experiências construídas no Ethereum.
Bitcoins são fungíveis?
A fungibilidade do Bitcoin tem sido fortemente debatida. Em certo sentido, não é fungível devido às transações de cauda longa ou blockchain vinculadas a moedas; no entanto, é fungível na ideia de que cada Bitcoin é um Bitcoin e oferece os mesmos atributos e funções.
O que é NFT Art?
A arte NFT é uma pintura, GIF ou algum outro arquivo digital contendo uma peça de arte e um token digital criado no blockchain Ethereum.
NFTs são um bom investimento?
Muitos NFTs podem ser um excelente investimento; no entanto, outros podem ser extremamente arriscados. O investimento em tokens não fungíveis é feito por sua própria conta e risco, e você nunca deve investir mais do que pode se dar ao luxo de perder. O benefício aqui é que pelo menos o NFT pode ser revendido para recuperar pelo menos algum valor se o investimento der errado e não cumprir as expectativas.
Conclusão: investir em NFTs ou Bitcoin, Ethereum e outras criptomoedas?
Não há como negar que os tokens não fungíveis são uma nova tendência interessante em criptomoedas, em que os investidores prestarão atenção de uma forma ou de outra. Muitos NFTs serão um investimento de mudança de vida, mas até mesmo o criador de NFT mais bem-sucedido hoje, Beeple, afirma que muitos NFTs irão para “zero” porque há uma bolha acontecendo apesar de toneladas de valor no mundo real serem criados ao mesmo tempo. Os NFTs, embora interessantes, precisam de algum tempo para se desenvolver e o mercado provavelmente apresentará extrema volatilidade, esfriando a exuberância e permitindo que NFTs mais valiosos e úteis floresçam.
Enquanto isso, até que esse mercado amadureça, focar em investir em Bitcoin ou mesmo na plataforma em que NFTs são construídos, Ethereum, são melhores investimentos.