Moedas digitais como instrumentos financeiros

Moedas digitais são arquivos de computador armazenados em bancos de dados distribuídos que se comunicam pela Internet. Eles só podem ser acessados ​​ou usados ​​por meio de dispositivos digitais como computadores ou telefones celulares. Eles têm as mesmas características do dinheiro tradicional, exceto que eles não têm forma física, cédulas e existem apenas eletronicamente. Criptomoedas, eCash, moedas digitais do banco central (CBDC) são alguns exemplos de moedas digitais.

e-Cash

e-Cash foi uma moeda digital fundada pela ‘Digicash Inc.’; uma corporação de dinheiro eletrônico que foi fundada por ‘David Chaum’ e implementada em 1990. O e-Cash foi julgado por um banco dos Estados Unidos; ‘The Mark Twin bank’ em St. Louis, Missouri, entre 1995 e 1998. Também estava disponível através de vários bancos europeus, mas a Digicash faliu em 1998 e foi adquirida pela ‘eCash Technologies’.

Moedas digitais do banco central (CBDC)

CBDC é uma tecnologia do futuro em que os bancos centrais emitem, avaliam e controlam moedas fiduciárias digitais. O conceito é inspirado no sucesso do Bitcoin, mas ainda não foi totalmente implementado pelo banco central de nenhum país. Ele servirá como um meio de pagamento que pode ser identificado exclusivamente e executado em plataformas seguras. Seus benefícios incluem cobrança de impostos, prevenção do crime, segurança financeira, etc..

REGISTRAR AGORA

Criptomoedas

Uma criptomoeda é um tipo de moeda virtual criada e armazenada em um banco de dados descentralizado, protegido por criptografia e não regulamentado ou controlado por qualquer autoridade central. A primeira criptomoeda é o Bitcoin, que se tornou disponível desde 2009 e ganhou popularidade e valor ao longo dos anos. Depois do Bitcoin, muitas outras criptomoedas foram lançadas e são conhecidas como ‘altcoins’. Alguns altcoins populares são Ethereum, Ripple, Bitcoin cash, etc..

Praticamente todas as criptomoedas são criadas, armazenadas e transferidas em sua própria rede blockchain. Um blockchain é um banco de dados de transações armazenado em todos os computadores da rede. Os registros são marcados com data e hora, protegidos por criptografia, tornando-os muito difíceis de alterar. O processo de adição de blocos ou novos registros de transação ao blockchain é chamado de ‘Mineração’. Os mineiros usam hardware especial para confirmar transações e manter o blockchain em troca de tokens criptográficos.

Se você deseja investir em moedas digitais, pode adquiri-lo por meio de mineração, presente, pagamento ou compra em uma bolsa de criptomoedas como coinbase, Binance, etc. Ele é armazenado em carteiras. Existem carteiras digitais que funcionam em computadores ou smartphones. Você também pode ter carteiras de papel e carteiras de hardware. A maioria dos investidores em Crypto tem como objetivo comprar na baixa e vender na alta, por ex. O investimento em Bitcoin gerou grandes resultados para os primeiros investidores que obtiveram as moedas de 2009 a 2015, quando o valor era baixo.

Contrato de criptomoeda para diferenças (CFDs)

Crypto CFDs são contratos em que o comerciante apenas especula sobre os preços das criptomoedas subjacentes, mas não os possui. Isso significa que o negociante apenas prevê se o preço de uma moeda criptográfica irá subir ou descer em um determinado momento. Não há necessidade de carteiras criptográficas porque ele não possui as moedas criptográficas em nenhum momento. Os contratos de negociação de criptomoedas são feitos com corretores CFD online que fornecem plataformas de negociação onde os negociantes colocam suas ordens de compra e venda. Corretores de CFD emparelham os criptos com as moedas fiduciárias mais populares, por ex. BTCUSD, ETHEUR, LTCUSD, etc.

Negociando moedas digitais com T1Markets

T1Markets é uma corretora Forex e CFD que está fisicamente localizada no Chipre, mas oferece seus serviços pela Internet. É o nome comercial de ‘General Capital Brokers Ltd’, que é uma empresa de investimento autorizada pela Cyprus Securities and Exchange Commission (CySEC). T1Markets oferece mais de 30 ativos criptográficos para negociação na plataforma de negociação MT4.

Abaixo está um esboço de como negociar CFDs de criptomoeda com T1markets:

  • Clique em ‘Inscrever’ e preencha o formulário de abertura de conta.
  • Envie seus documentos “Conheça seu cliente” (KYC).
  • Usando a opção de depósito mais conveniente, transfira seu capital de negociação.
  • Quando a conta for aprovada, escolha a versão MT4 de sua escolha.
  • Faça login e faça um pedido de ‘compra’ ou ‘venda’ para a criptografia de sua escolha.
  • Feche a negociação sempre que estiver satisfeito com os resultados.

Vantagens de negociar Crypto CFDs

Segurança

Comprar, armazenar em carteiras e vender moedas digitais por meio de bolsas é muito arriscado por alguns motivos. As trocas são frequentemente atacadas por hackers da Internet e muitos desses ataques resultam na perda de ativos criptográficos. Outros investidores perderam seus criptos devido a falha de hardware ou software do dispositivo em que as moedas digitais estão armazenadas. Ao transferir criptografias, qualquer erro no endereço da carteira do destinatário pode resultar na perda permanente das moedas.

Porém, negociar cripto CFDs elimina todos esses problemas porque os negociantes não possuem os ativos e o contrato termina quando o negociante fecha sua negociação. Todas as ordens são liquidadas em dinheiro imediatamente e o comerciante pode iniciar um saque à vontade.

Acesso múltiplo

Ao contrário da maioria dos mercados, vários CFDs criptografados podem ser negociados simultaneamente na mesma conta de corretora com o mesmo capital investido. Por ex. se um trader abre uma conta T1Markets, ele pode especular sobre BTCEUR, XRPUSD, ETHGBP e outros criptomoedas abrindo todas as posições de negociação ao mesmo tempo, desde que tenha margem suficiente para cobrir todas as posições de negociação.

Capital inicial mais baixo

Os negociantes de Crypo CFD requerem um capital de negociação muito menor quando comparados a outros investidores que optam por comprar e manter as moedas digitais. O baixo capital é possível graças à negociação de alavancagem; uma ferramenta que permite que os negociantes de CFDs criptomoeda abram posições de negociação que são múltiplos de seu capital de negociação. Por exemplo, em uma alavancagem de 1: 5, um negociante pode abrir posições de negociação no valor de $ 10.000 com um depósito de $ 2.000. A alavancagem disponível para os comerciantes é decidida pelas corretoras.

Hora de negociação

Os Crypto CFDs podem ser negociados em qualquer dia e a qualquer hora. Uma vez que não existe uma autoridade emissora ou controladora regulando o horário ou preço do mercado, é negociado 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo fins de semana e feriados. Esta é uma boa notícia para um comerciante, pois ele pode optar por operar conforme sua conveniência; Tempo inteiro ou tempo parcial.

Desvantagens

Risco de alavancagem

Como afirmado anteriormente, os crypto CFDs são negociados com alavancagem, o que permite que os negociadores controlem grandes posições comerciais com pequenos depósitos. Infelizmente, a negociação de alavancagem aumenta o risco porque não apenas amplia as oportunidades de aumentar o capital investido, mas também aumenta as perdas quando a negociação vai contra o trader.

Risco de mercado

O preço das criptomoedas é amplamente volátil devido a muitas razões, incluindo as forças de demanda e oferta do mercado, competição entre as moedas, ataques de câmbio, políticas governamentais, criptomoedas, etc. A volatilidade torna o mercado de criptomoedas inerentemente arriscado porque pode reverter contra o comerciante posição causando perdas.

Honorários

Corretores de CFD cobram por seus serviços. Essas taxas variam de corretor para corretor e podem incluir taxas de spread, comissões, taxas de depósito / retirada, taxas de swap, taxas de inatividade, etc. Alguns corretores cobram uma comissão fixa em todas as negociações, mas a maioria deles cobra do spread bid-ask. Quando um trader deixa uma posição comercial durante a noite, as taxas de swap são cobradas pelo corretor.

Resumo

Moedas digitais são equivalentes a dinheiro em formato eletrônico. As criptomoedas são a forma mais comum de dinheiro digital disponível hoje. Praticamente todas as criptomoedas são criadas, transferidas e mantidas em sua própria rede blockchain, que é um banco de dados seguro de todas as transações registradas em todos os computadores da rede sem qualquer controle central. A negociação de Crypto CFD não requer grandes capitais, não precisa de carteiras para proteção e pode acessar vários mercados ao mesmo tempo.

No entanto, há alto risco envolvido, a volatilidade é alta e os comerciantes podem facilmente perder seus capitais investidos.

T1Markets é regulamentado pela CySEC e opera a partir de Chipre. A corretora oferece mais de 350 ativos diversos para negociação. A plataforma disponível é o MT4 que é usado por milhões de comerciantes em todo o mundo. Ele está disponível como aplicativo WebTrader, iOS e Android, bem como aplicativo de desktop do Windows. O corretor oferece spreads reduzidos em todos os ativos e não cobra comissão extra. A execução da negociação é muito rápida. T1Markets apóia seus clientes com notícias diárias do mercado, sinais de negociação e uma academia de negociação abrangente composta por vários tutoriais em vídeo, artigos de treinamento e eBooks.

FAQs

Quanto devo investir em moedas digitais?

O valor que você deseja investir deve depender do seguinte:

  • Quantidade total disponível para você e seu apetite de risco.
  • Seu conhecimento de investimento, habilidades e experiência.

Se você for um novato, só deve arriscar o que pode perder. Independentemente do que decidir, tenha sempre em mente que, quer esteja a comprar na carteira ou a negociar criptomoedas em CFDs, está a correr um risco enorme e pode perder o seu dinheiro.

As moedas digitais substituirão o papel-moeda?

Se isso acontecer no futuro, então, ainda levará muito tempo. O Bitcoin existe há mais de uma década, mas ainda é muito desconhecido em muitas partes do mundo. As pessoas estão acostumadas com moedas fiduciárias e preferem usar dinheiro ou cartões de débito / crédito para suas compras e transações.

Moedas digitais podem ser roubadas?

Claro, muitos proprietários de criptografia perderam seus ativos para hackers. De acordo com a Bloomberg, Binance, uma importante bolsa de criptografia perdeu 7.000 Bitcoins no valor de $ 40 milhões para hackers em maio de 2019. Além disso, se a chave privada de sua carteira for comprometida, seus tokens digitais podem ser roubados.

Fonte