A Venezuela pode ser salva?
O Projeto HOPE
Em setembro de 2018, funcionário da HOPE e enfermeira registrada Teresa Narvaez viajou à Colômbia e ao Equador para preparar a reação do Projeto HOPE à crise venezuelana.
O projeto HOPE está coordenando com o hospital Eramo Meoz, um grande hospital em Cucuta, Colômbia, para fornecer um grande apoio aos médicos colombianos enquanto investigam oportunidades adicionais de ajuda humanitária.
Grandes hospitais e centros de saúde próximos à Ponte Internacional Simon Bolivar, uma das passagens de fronteira mais ativas entre a Venezuela e a Colômbia, estão sobrecarregados com o rápido fluxo de venezuelanos e refugiados que precisam de atendimento médico.
O petróleo se tornou a principal fonte de receita da Venezuela
Infelizmente, à medida que o petróleo se tornou a principal fonte de receita para a Venezuela, outras indústrias sofreram, o governo tomou muito emprestado para cobrir os extensos programas sociais que não podia pagar, e o povo venezuelano tornou-se cada vez mais dependente do governo para alimentos, água e medicamentos.
Existem maneiras de ajudar a Venezuela com uma doação para financiar Projeto HOPEEsforços de ajuda humanitária, como a crise venezuelana de 2018.
O plano foi tão bem sucedido, juntamente com alguns eventos geopolíticos entre o Irã e os EUA e a China e os EUA, e Líbia, Nigéria, e as interrupções não intencionais de fabricação, a OPEP conspirou para aumentar a produção em meados de 2018.
Enquanto a economia venezuelana e a produção e exportação de petróleo estão caindo, elas nunca entrarão em colapso, já que China e Rússia, ambas, que têm que pagar mais de 30 bilhões de dívidas de empréstimos, nunca deixarão a economia venezuelana entrar em colapso por motivos econômicos e geopolíticos razões.
Além disso, a China quer manter laços de longo prazo com a Venezuela, senão por outro motivo que as enormes reservas de petróleo na Venezuela e a contínua demanda por vários parceiros petrolíferos..
O dinheiro da Venezuela é “inútil”
A Venezuela admitiu que seu dinheiro se tornou virtualmente sem valor e é hora de começar de novo.
A Venezuela não é o primeiro país a responder à inflação fora de controle com uma mudança de moeda.
Para aliviar a espiral inflacionária da Venezuela – e da Turquia – terá que ir à fonte, que está gastando demais pelo governo financiado por mais dinheiro.
A Venezuela precisa urgentemente de ajuda financeira, mas o regime de Nicolas Maduro tem poucos aliados internacionais.
Criptomoeda nacional da Venezuela
Após a pior crise econômica na Venezuela, a moeda do país, Bolívar, desvalorizou cerca de 103.000 pessoas em relação ao dólar americano devido ao aumento incrível da inflação.
Em vez disso, a Venezuela busca tirar proveito de uma criptomoeda nacional, que é principalmente sustentada pela maior reserva de petróleo do mundo.
No entanto, o governo venezuelano espera que a criptomoeda exploda para levantar fundos para financiar rapidamente a crescente dívida pública.
Embora o governo venezuelano esteja atualmente financiando diretamente com os recursos do PDV, ele seria financiado diretamente pelo povo por meio de um imposto de 50% sobre os ativos do fundo individual.
Idealmente, petróleo e gás teriam uma pegada menor em uma economia venezuelana muito mais diversificada.
O povo venezuelano está se mudando para os EUA e outros países
Os venezuelanos inundaram os Estados Unidos enquanto sua terra natal enfrenta uma grave crise econômica e política.
Quando a Venezuela floresceu mais, os imigrantes de classe média poderiam legalmente se tornar empregados de empresas multinacionais de petróleo com vistos que foram dados a especialistas em seus campos ou se tornarem investidores legais.
Tomas Paez, sociólogo da Universidade Central da Venezuela, que estuda os padrões de migração do país, disse que poucas pessoas no país têm 100 dólares para um pedido de visto de turista, sem falar de 600 dólares para uma passagem aérea quando até mesmo um professor que é totalmente satisfeito com a inflação.
O Projeto HOPE pode ajudar?
O Projeto HOPE está no terreno na Colômbia para apoiar o sistema de saúde do país.
Quatro médicos do Projeto HOPE trataram de 179 pacientes traumatizados após o fim da violência na fronteira em fevereiro, a força que levou à destruição de pacotes de ajuda para os vulneráveis venezuelanos.
O Projeto HOPE está bem posicionado para fornecer soluções e está trabalhando ativamente nas cidades fronteiriças da Colômbia para apoiar as necessidades de saúde dos venezuelanos deslocados.
A deterioração das condições econômicas e políticas na Venezuela nos últimos quatro anos levou a uma grave escassez de alimentos e medicamentos e ao desenvolvimento do sistema de saúde local.
Quando Chávez chegou ao poder na Venezuela, a estatal de petróleo produzia cerca de 3,4 milhões de barris por dia.
À medida que a renda nacional despencava, Chávez e Maduro procuraram o banco central para retirar mais dinheiro, deixando uma lacuna em seu orçamento anual.
Hanke tem seguido o Economia venezuelana nos últimos cinco anos, criando uma estimativa diária da inflação nacional.
Petro criptomoeda
O presidente socialista Nicolas Maduro anunciou em dezembro passado o chamado “petro” no auge da loucura do Bitcoin, que fez da Venezuela o primeiro país do mundo a lançar oficialmente a criptomoeda.
Maduro vendeu o petro como uma “grande resposta” ao que ele vê como (ou diz) os problemas significativos do país: a hegemonia do dólar, sanções americanas, impiedosos porcos capitalistas enfileirados em suas fronteiras, etc..