Descobrindo a verdade sobre a correlação de mercado criptográfico

Todos estamos familiarizados com as afirmações feitas sobre o mercado de criptografia, alegando que “é altamente correlacionado” ou que “tem uma correlação de 1” (especialmente com bitcoin); ou muitas vezes nos referimos aos seguintes gráficos de capitalização de mercado cripto, incluindo / excluindo bitcoin.

Fonte: CoinMarketCap

As pessoas olharão para os gráficos acima e dirão: “eles têm praticamente a mesma aparência, o bitcoin dita para onde vai o mercado de criptografia …”

Pelo valor de face, ao olhar para os gráficos, pode parecer que as reivindicações são válidas. O padrão que observamos, no entanto, pode ser enganoso. Não nos conta toda a “história” do que, de fato, está acontecendo no mercado de criptografia.

Primeiro, devemos entender que “correlação” é uma medida de associação, que depende do tempo. Mais especificamente: (1) a medida de correlação indica que dois ativos (ou seja, é medido em pares), têm algum tipo de relacionamento ou estão associados ao movimento um do outro; (2) correlação não é causa. Às vezes, as pessoas confundem correlação com causalidade. Se dois ativos estão correlacionados, ele não expressa nenhuma informação sobre se um causa o outro; (3) às vezes, os resultados da correlação são enganosos e podem ser pura coincidência ou podem revelar apenas um pedaço da “história”. Assim, para melhor compreensão, devemos nos engajar em um exame completo de outros parâmetros; (4) a correlação pode mudar com o tempo. Depende do tempo. Pode ser alto em um período e baixo no outro. Portanto, não devemos fazer nenhuma conclusão “dura” ou previsões com base em correlação. A correlação expressa a situação no momento presente ou no passado, mas não indica nada sobre o futuro. Se a correlação mudou com o tempo, devemos entender os fatores que causaram a mudança. São os fatores, não a medida de correlação, que nos ajudaria a fazer qualquer avaliação sobre para onde o futuro se encaminha.

Para descobrir a verdadeira história sobre a correlação de mercado de criptografia – sua evolução e fatores potenciais, usaremos os seguintes altcoins como exemplos: ZCash (ZEC), Stellar (XLM), Ethereum (ETH), EOS e (é claro) Bitcoin (BTC) . A razão pela qual esses quatro altcoins foram escolhidos é porque eles são essencialmente muito diferentes uns dos outros em sua aplicação e caso de uso pretendidos.

Uma breve explicação sobre cada Altcoin:

ZCash:

ZCash é semelhante ao Bitcoin de várias maneiras, incluindo o recurso de código aberto, mas suas principais diferenças residem no nível de privacidade e fungibilidade que cada um oferece. Enquanto o Bitcoin é um sistema de livro-razão aberto, o ZCash é um livro-razão aberto criptografado. Isso significa que, embora todas as transações sejam registradas em um blockchain, as transações são criptografadas e só podem ser visualizadas por usuários que tiveram acesso a elas.

Estelar:

A rede Stellar é uma rede de contabilidade distribuída baseada em blockchain que conecta bancos, sistemas de pagamentos e pessoas para facilitar transferências de valor entre ativos de baixo custo, incluindo pagamentos. Cada transação tem custo quase zero – uma taxa de mineração padrão de 0,00001 lumens. O foco principal do Stellar é nas economias em desenvolvimento nas áreas de remessas e empréstimos bancários para aqueles que ainda estão fora do escopo dos serviços bancários. Ele não cobra indivíduos ou instituições pelo uso da rede Stellar. É financiado principalmente por doações que recebeu de várias organizações, como a BlackRock.

Ethereum:

Ethereum é uma plataforma de software descentralizada que permite que SmartContracts e aplicativos distribuídos (DApp’s) sejam construídos e executados sem qualquer tempo de inatividade, fraude, controle ou interferência de terceiros.

De acordo com Ethereum, pode ser usado para “codificar, descentralizar, proteger e comercializar praticamente qualquer coisa”. Um exemplo de aplicativo que usa a plataforma Ethereum é a parceria da Microsoft com a ConsenSys, que oferece “Ethereum Blockchain as a Service (EBaaS) no Microsoft Azure para que clientes e desenvolvedores corporativos possam ter um ambiente de desenvolvedor de blockchain baseado em nuvem com um único clique.”

EOS:

EOS é um sistema descentralizado baseado em blockchain que permite o desenvolvimento, hospedagem e execução de aplicativos descentralizados em escala comercial (DApp’s) em sua plataforma. O EOS oferece suporte a todas as funcionalidades essenciais necessárias para permitir que empresas e indivíduos criem aplicativos baseados em blockchain de uma forma semelhante aos aplicativos baseados na web, como fornecer acesso seguro e autenticação, permissão, hospedagem de dados, gerenciamento de uso e comunicação entre os DApp’s se a Internet. Como o Ethereum, ele fornece uma plataforma para empresas e desenvolvedores criarem seus aplicativos nele. Ao contrário do Ethereum, no entanto, ele é operado em Prova de Participação (POS) em vez de Prova de Trabalho (POW) e é consideravelmente mais rápido e barato para o usuário do que Ethereum.

A partir das descrições acima, em cada Altcoin, fica claro que cada altcoin é muito diferente não apenas em seu caso de uso, mas também em sua infraestrutura. Eles são muito diferentes do Bitcoin, mas também um do outro. Bitcoin foi o primeiro caso de uso, o primeiro piloto a provar que a tecnologia blockchain funciona. Mais tarde, outros desenvolvedores surgiram com novas ideias, novas infraestruturas, novos casos de uso para usar a tecnologia blockchain e melhorar o bitcoin, especialmente em velocidade, custos e recursos.

Se esses altcoins forem tão diferentes do bitcoin em sua aplicação e caso de uso pretendidos, se forem configurados para cumprir objetivos diferentes, eles não devem ser avaliados da mesma forma. Cada um deve ter seu próprio caminho e seu próprio valor. No entanto, parece que o mercado não diferencia entre eles e de alguma forma eles se movem em conjunto com o bitcoin.

Vamos explorar o que aconteceu no mercado de criptografia ao longo dos anos e as razões pelas quais isso aconteceu.

Exame de correlação de criptografia de mercado

Matriz de correlação 2014-2 / ​​2019

O acima é o agregado, a correlação média desses altcoins com bitcoin e uns com os outros, nos últimos cinco anos (ou a partir da data em que começaram a ser negociados na criptografia). Em média, ao longo dos cinco anos, observamos alta correlação com a maioria deles. ZCash parece ser o único altcoin que conseguiu manter sua “individualidade”. Mas isso é enganoso. Lembre-se de que a correlação depende do tempo e os itens acima são medidas “em média” para os cinco anos inteiros. Então, o que realmente aconteceu?

A evolução:

  1. Quando o Stellar começou a negociar em 2014, ele tinha uma correlação negativa com o bitcoin e permaneceu negativo em 2015.
  2. Quando Ethereum começou a ser negociado em 2015, estava negativamente correlacionado com o bitcoin e tornou-se ligeiramente positivo em 2016.
  3. Quando ZCash começou a negociar em 2016, estava negativamente correlacionado com o bitcoin.
  4. Parece que até o final de 2016 as correlações foram bastante baixas, senão negativas, com o bitcoin e entre si. Isso indica que durante esses anos o mercado conseguiu diferenciar seus valores e avaliá-los individualmente, o que implica que valor estava conduzindo o mercado de criptografia.
  5. De 2017 em diante, a correlação aumentou de forma constante.

Vejamos algumas matrizes de correlação:

Matriz de Correlação 2016

Matriz de Correlação 2017

Matriz de Correlação 2018

Matriz de Correlação a partir de 2019

As matrizes de correlação acima mostram claramente um padrão. A correlação saltou significativamente em 2017 e permaneceu alta, levando a um valor mais próximo de 1 no início de 2019. Mas isso não nos lembra de algo? Na semana passada, discutimos um índice de especulação proprietário. Observamos como o índice de especulação saltou acima de 1 em meados de 2017 e aumentou em valor desde então. Além disso, no início de 2019 atingiu novos máximos, subindo para um valor acima de 7. Se juntarmos as duas informações – tendência do índice de especulação e tendência de correlação ao longo dos anos, podemos suspeitar que o aumento da correlação se deve a o aumento de especuladores no mercado de criptografia.

Quando discutimos o Índice de especulação, notamos que seu valor aumentou de forma constante durante abril de 2017 e, em seguida, saltou acima de 1 em maio de 2017 (e permaneceu acima de 1 depois). Vamos ver o que aconteceu com a correlação até maio de 2017.

Matriz de correlação 1-5 / 2017

Pela matriz de correlação acima, parece que no início de 2017, a correlação com o bitcoin permaneceu relativamente baixa. Essa constatação reforça ainda mais que o motivo do aumento da correlação de mercado se deve ao aumento de especuladores.

Na verdade, a correlação no mercado de criptografia está se aproximando de 1 (especialmente com bitcoin). Devemos lembrar, no entanto, que nem sempre foi assim e, além disso, há uma razão para o aumento da correlação – o aumento do comércio especulativo. Isso faz todo o sentido. Os especuladores não se preocupam com o valor e não diferenciam bem os diferentes ativos por seu valor. Para os especuladores, todos os ativos são iguais e usam as mesmas metodologias para negociá-los.

O único incidente em que um altcoin diferiu em seu movimento do bitcoin durante esse tempo foi o EOS em janeiro de 2018. Durante este mês, o EOS foi negativamente correlacionado com o bitcoin. Este desvio pode ser explicado por um evento especial da EOS em janeiro de 2018, que causou um aumento repentino no preço da EOS enquanto o bitcoin tendia para baixo. Eventos especiais têm mais a ver com sentimento e especulação e menos a ver com valor. Assim, se não houver nenhum evento especial à vista para uma altcoin específica, os especuladores tratarão todas as altcoins da mesma forma. Eles não perderão tempo estudando os meandros de cada altcoin para determinar seu valor único. Mas eles prestarão atenção a eventos especiais específicos (ou seja, sentimento). Esse desvio não dura muito, pois não se baseia em uma avaliação de valor, mas sim em uma especulação de como as pessoas vão reagir ao evento..

A partir de agora, os especuladores, que não se importam com o valor, estão controlando o cripto mercado, e uma alta medida de correlação vem como consequência. Os investidores em valor, que se preocupam com valor, estão ausentes do mercado. Eles podem estar ausentes porque estão em pânico com o estado do mercado de criptografia, mas também pode ser porque não entendem muito bem o valor real de cada token e altcoin. Existem muito mais moedas hoje do que tínhamos em 2016, e não há estrutura de avaliação ou metodologia para avaliá-las e ajudar os investidores a diferenciar seu valor.

Enquanto os investidores estiverem em pânico e confusos, os especuladores continuarão a controlar o mercado de criptografia. Se quisermos equilibrar o mercado de criptografia com mais investidores, precisamos ajudar os investidores a se sentirem confortáveis ​​para investir. Para atingir esse objetivo, é fundamental compreender cada token e valor altcoin[1].

Notas finais:

[1] O autor está atualmente desenvolvendo uma estrutura de avaliação para ativos de criptografia e mercado de criptografia e irá compartilhá-la aqui nas próximas semanas.