Disseram que nossas pensões são seguras – é hora de desmistificar esse mito
Não é segredo que as pensões são importantes. Contamos muito com eles para nos dar paz de espírito, segurança na velhice e a capacidade de parar de trabalhar quando chegarmos aos 60 anos.
Mas as pensões também são uma grande fonte de preocupação. Cerca de metade de todas as pessoas com mais de 50 anos vêem as preocupações com a aposentadoria como sua maior preocupação financeira, mais do que questões imediatas.
Além disso, as pensões geralmente são mal interpretadas. No geral, as pessoas tendem a não ter conhecimento sobre como funcionam as pensões e como gerenciá-las da melhor forma. Isso é ruim – não apenas porque significa que eles serão menos eficazes em economizar uma pensão, mas também porque os deixa vulneráveis a fraudes e crimes.
O resultado de toda essa confusão é que alguns mitos cresceram. Um dos maiores mitos que cercam as pensões é a noção de que nossa atual infraestrutura de pensões é a maneira mais segura e confiável de administrar nossas pensões.
Na realidade, há muitas coisas erradas com o sistema atual. Não é confiável, suscetível a fraude e corrupção, instável e muitas vezes falha em colocar os indivíduos em primeiro lugar.
Vamos analisar esses problemas um pouco mais.
Por que sua pensão não é segura no sistema atual
A infraestrutura previdenciária no mundo desenvolvido é dominada por instituições centralizadas – governos e empresas de previdência privada. Ambos têm problemas sérios.
Os governos – praticamente em toda a linha – provaram ser incapazes de administrar adequadamente nossas pensões. Entre os 20 maiores países da OCDE, há um déficit combinado de pensões de US $ 78 trilhões, que está crescendo rapidamente.
Somente nos EUA, o déficit de pensões está aumentando em cerca de US $ 3 trilhões a cada ano. Isso é cinco vezes mais do que o orçamento anual de defesa da América.
Já 48% das pessoas em idade de aposentadoria não recebem nenhuma pensão. À medida que o sistema fica sob maior pressão, isso certamente aumentará.
O déficit com pensões privadas não é tão grave, embora ainda exista. As pensões privadas dos EUA como um todo só têm 82% dos fundos necessários para atender às suas responsabilidades, e no Reino Unido o nível geral de financiamento foi apenas 67,7% no ano passado.
Além disso, a previdência privada tem seus próprios problemas para lidar, e um deles é a corrupção.
Levar a exemplo da Enron, que foram vítimas de fraude contábil que levou 5.000 trabalhadores a perder não apenas seus empregos, mas também a maioria de suas pensões.
Depois de Construtora britânica Carillion entrou em colapso, seus trabalhadores ficaram em uma posição semelhante, preocupados com o futuro de suas pensões e provavelmente enfrentando alguma perda.
A questão aqui é que as pessoas simplesmente não podem contar com empresas privadas para cuidar de seus fundos de pensão. E os governos também não são exatamente uma grande fonte de esperança. O histórico desses órgãos centralizados é tão pobre que é difícil depositar qualquer confiança neles.
Apesar disso, somos levados a acreditar que este é o melhor caminho. A indústria do blockchain está trabalhando para desmascarar esse mito.
Solução da Blockchain
Startups gostam Akropolis procuram oferecer uma alternativa ao status quo das pensões. Akropolis acredita que a descentralização é a melhor maneira de abordar as pensões e deve substituir um sistema que depende fortemente de terceiros centralizados.
Sua plataforma baseada em blockchain torna as pensões mais transparentes e seguras, permitindo que os usuários gerenciem suas pensões diretamente, em vez de colocar sua fé em terceiros, que muitos não têm o melhor interesse dos usuários no coração.
O sistema é construído em torno da clareza, em vez de disposições complicadas e manipulativas. Ele promove termos e condições diretos e claros que tornam mais fácil para os usuários compreenderem as regras.
Blockchain é altamente resistente à corrupção por design. Isso torna extremamente difícil para atores mal-intencionados sequestrar o sistema para cometer fraudes. Os usuários podem ter certeza de que suas pensões são seguras.
Mais do que tudo, Akropolis capacita os detentores de pensões individuais com controle sobre suas carteiras. Eles serão capazes de tomar decisões e estabelecer relações financeiras seguras com fundos de sua própria escolha, em vez de depender de esquemas governamentais incompetentes e empresas privadas não confiáveis.
É hora de enfrentar a verdade. Nossos planos de aposentadoria estão em apuros, e o blockchain pode realmente ser uma virada de jogo neste setor. O antigo modelo de “caixa preta” está desatualizado, e é sobre o tempo que a transparência e a facilidade de acesso assumem.