Zcash Hardfork: Zcash [ZEC] fará uma grande atualização na próxima semana
Na segunda-feira, 29 de outubro, a moeda de privacidade da Zcash deve implementar uma atualização programada em sua rede – uma atualização que irá melhorar o desempenho em termos de requisitos de transações e velocidade. Mas este é apenas um aspecto da atualização planejada de Zcash.
Detalhes do Zcash Hardfork
Basicamente, o ZCash usa tecnologia de criptografia conhecida como zk-snarks para proteger as transações de criptomoeda de outras pessoas na rede, fazendo com que as transações pareçam anônimas. Uma desvantagem dessa tecnologia é que ela aumenta muito os requisitos de computação, tornando difícil para muitas trocas e usuários oferecer suporte a transações ZEC protegidas. Um novo protocolo conhecido como Sapling está sendo introduzido nesta próxima atualização para tornar essas transações privadas muito mais leves e até seis vezes mais rápidas.
Leia nosso artigo especial para entender como moedas de privacidade como ZCash [ZEC] e Monero [XMR] protegem seus detalhes de transação
Carteira Light Mobile
Zcash Company, responsável pelo desenvolvimento na criptomoeda, anunciado o lançamento de códigos para a primeira versão compatível com Sapling de seu software (v 2.0.0) em antecipação ao hardfork. Ele também descreveu mudanças na rede.
Um dos benefícios mais notáveis da atualização é que ela incentivará a integração do ZEC a mais carteiras móveis e bolsas. Isso decorre da melhoria nos requisitos de computação de transações blindadas. De acordo com Nathan Wilcox, Diretor de Tecnologia da Zcash Company, “o protocolo Sapling permitirá que transferências blindadas sejam concluídas com cerca de 100 vezes menos memória e provavelmente seis ou mais vezes mais rápido”.
Para este fim, ele diz que os desenvolvedores ZCash estão trabalhando para obter uma carteira leve perfeita “que tenha proteção de privacidade até mesmo contra um provedor de serviços”.
Uma era de “privacidade por padrão”
Com isso também, o Zcash poderia resolver uma das desvantagens do [ZEC] quando usado para transações anônimas. Lembre-se de que as transações ZEC não são privadas por padrão, pois os usuários na rede ZCash têm que usar endereços Z para tornar suas transações privadas, caso contrário, permanecem abertas a outros usuários.
Wilcox explicou que o Sapling, quando implementado, pode mudar isso e melhorar a segurança geral da rede. Ele explicou:
“Esperamos ver uma migração para a adoção do Sapling protegido e, à medida que essa migração continua, esperamos fazer a transição para a privacidade por padrão quando for o momento certo … Tudo [Sapling] está fazendo, melhorando o desempenho e a segurança. Quem não gostaria disso? “
Para os usuários que optam por ter suas transações transparentes, Wilcox diz que a provisão será feita de forma que não prejudique a privacidade de outras pessoas na rede. O novo sistema terá um recurso conhecido como chave de visualização, que permitirá aos usuários revelar transações seletivamente. Ele explica: “Se tivermos uma rede de privacidade por padrão e você quiser ter uma conta pública, basta publicar a chave de visualização para o mundo.
Endereços Diversificados
Endereços diversificados, que também serão introduzidos na atualização do Sapling, permitirão que as trocas emitam vários endereços para a mesma carteira, facilitando assim o suporte a transações anônimas.
Wilcox explica:
“É a mesma quantidade de trabalho [que uma carteira], mas a troca dará suporte a um milhão de usuários ao fazer isso.”
A Auditoria Global
A ZCash Company está usando a atualização para auditar a rede a fim de garantir que não haja moedas falsas criadas pela cerimônia de “configuração confiável” que criou os parâmetros para o Zero-Knowledge Proving System (zk-snarks) subjacente ao seu blockchain privado. Tem havido preocupação de que esse processo possa ter sido comprometido.
A auditoria exporá os fundos do usuário quando os usuários migrarem fundos da versão anterior do Sprout para um novo endereço do Sapling. “Na verdade, é feito intencionalmente”, disse Wilcox, “porque sempre há a possibilidade de que a cerimônia do Sprout tenha sido comprometida”, referindo-se à cerimônia de instalação confiável. Ele se referiu à auditoria global como uma espécie de verificação para se certificar de que nenhuma falsificação ocorreu.
Algum tempo depois da atualização, os endereços do Sprout serão eliminados gradualmente. Os usuários só serão capazes de enviar fundos existentes dos endereços de broto para endereços de Sapling.